quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O MISTÉRIO DA SALVAÇÃO DA ALMA

Mt 24:12-14 "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de quase todos se esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do reino será pregado por todo o mundo, em testemunho a todas as nações. Então virá o fim."

Amados, hoje falo sobre algo muito sério e importante para a vida espiritual de todos nós: a salvação da alma. Parece algo conflituoso quando se fala em vida espiritual e salvação da alma. A maioria das pessoas não sabem a diferença entre “Espírito” e “Alma”. Espírito só existe um; DEUS, que é o próprio Cosmos, ou seja, o Universo. Ele é o Criador e o Consumador de tudo que existe e tem vida em si mesmo. Já a Alma é a individualização do “Eu” quando diretamente ligado ao Criador, ou seja, cada um dos seres viventes que existem no Universo, que não são poucos.

Quem afirma que só existe vida na Terra é completamente ignorante. O Universo está cheio de vida e de formas de vida das mais variadas e com diversos graus de inteligência, conhecimento e evolução. Quem não acredita em vida fora deste Planeta não acredita em Cristo, pois ele foi elevado aos Céus e disse que um dia voltaria à Terra (Mt. 24:27; At. 1:9-11, et al).

Bem, não estou aqui par falar sobre vida fora da Terra, não é este o foco deste texto, apesar de ter como provar do que falo. Estou aqui para falar sobre a Salvação da Alma. A Alma não vive sem o Espírito. Alma e Espírito sem um corpo não tem como ser manifestos e viver no mundo físico (Gn. 2:7). Pois isto Deus fez o corpo do primeiro homem (que é a habitação do Espírito) com materiais deste mundo, (o barro) para que este pudesse ter vida nas condições físicas deste mundo. A Alma, que é nossa consciência, nasce crua, e evolui ao longo de sua vida, com as experiências que adquire nesta Terra. Por este motivo Deus, por meio de Jesus Cristo, disse que "quem ouve as suas palavras e as pratica" este obterá o direito de ter a vida eterna.

Nós, humanos, em sua grande maioria, estamos preocupados com o que virá depois da morte. Deus, ao contrário, se preocupa com a sua evolução enquanto em vida. Tanto é que está escrito: “Mas buscai primeiro o seu reino (o de Deus) e a sua justiça, e as outras coisas vos serão acrescentadas. Portanto não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo, Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mt. 6: 33-34). Por este mesmo motivo Ele nos adverte, por meio de Moisés: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Dt. 29:29).

Portanto, a salvação da Alma está intrinsecamente ligada à sua “fusão” com o Espírito, que é próprio Deus, de habita seu corpo e te dá a vida. Esta fusão se dá por meio de escolhas que você tomar ao longo de sua vida. Para isto existe o “bem” e o “mal”. Deus é Amor, é Pai amoroso e te corrige quando você toma as escolhas erradas, por meio das consequências de seus atos. Deus te dá a escolha: se você fizer coisas boas, você evoluirá e se tornará uma pessoa boa, ou seja, escolherá a prática contínua do amor. Caso contrário, você se tornará uma pessoa egoísta, amarga e triste.

Se o ser humano pratica continuamente o Amor, sua alma se junta ao Espírito de Deus e continuará vivendo eternamente, pois Deus é o Eterno. Caso contrário, você dormirá até que Deus o chame para ser julgado e ser eternamente desligado Dele. A alma não mais existe se não estiver conectada ao Espírito de Deus e, por consequência, deixará de existir.


Aí está o segredo da salvação da Alma, ou seja, da sua salvação. Preocupe-se com o hoje, enquanto estiver vivo. Ame, pratique o Amor que Deus nos ensinou. Evolua. Cresça intelectualmente para que possa conhecer a Verdade. “...Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.” (Jo. 8:32). Que a Paz esteja com todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário