quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

COMO SE DEVE PRATICAR O AMOR DE DEUS

Lc 24: 47 - "...e em Seu nome..." (de Deus) "...se pregará o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém."

Amados Amigos e Amigas, hoje quero falar a todos sobre o como se pratica o amor de Deus. Deus, por meio dos ensinamentos de Jesus Cristo, foi claro em explicar aos seus discípulos e seguidores como se deve praticar este amor tão puro e divino, ensinando para tirar o nosso próximo da escuridão da ignorância, trazendo-o para a luz do verdadeiro conhecimento sobre O Eterno.

Nas Escrituras Sagradas, ao longo dos evangelhos nela inseridos (só foram 4, mas há cerca de 27 que não foram considerados “autênticos” e dignos de constarem no cânon, ou seja, na Bíblia Sagrada Cristã adotada no Concílio de Nicéa, em 325 D.C.), pode-se constatar, mesmo com os textos do Novo Testamento comprovadamente modificados ao longo de séculos pelos estudos arqueológicos sérios e metodológicos de cópias antigas dos livros do cânon, que a essência da pregação de Jesus Cristo sobre a prática do amor foi preservada. Deus amou (e ainda ama) de tal maneira a espécie humana que enviou Jesus, na qualidade de seu Ungido, para dar nova direção para os caminhos que estavam sendo tomados pelos descendentes dos Hebreus, que sempre foi o seu povo escolhido. Contudo, como Deus é atemporal, ou seja, ele está no passado, no presente e no futuro simultaneamente, Ele sabia que o seu povo escolhido rejeitaria a Cristo, o que abriria uma porta para os não judeus se ligarem diretamente a Deus pela pratica incondicional Amor.

Como Deus não volta nas suas Palavras, Ele permite que alguns fatos aconteçam para permitir que o máximo de seres humanos, a sua mais perfeita criação nesta Terra, fossem alcançados por seu amor e tivessem a oportunidade de alcançarem a salvação e, consequentemente, a vida eterna. Por este motivo os Judeus o rejeitaram e os gentios beneficiados pela pregação e pelos ensinamentos de Deus repassados por Jesus Cristo aos humanos. 

 Deus não permitiu que Jesus interferisse na vida dos Judeus e nos seus costumes, tanto é que ele cumpriu toda a Lei de Moisés. Cristo jamais julgou uma pessoa sequer e tampouco fez separação ente pessoas por classe sociais, ofícios, dentre outros. Ele apenas ensinou aos seus discípulos e ao povo a prática do verdadeiro amor de Deus e indicou-lhes o caminho que deveriam tomar para alcançar a felicidade e a vida eterna. Isto é verdadeiramente amar ao próximo!

Se Deus não amasse seu povo jamais enviaria a Cristo para esta missão. O povo judeu julgou suas palavras ofensivas, seus atos perigosos e sua doutrina ameaçadora aos poderes das classes sacerdotais dominantes, pois Jesus mostrou que qualquer ser humano pode amar e ter acesso direto a Deus, sem intermediários. Para a classe sacerdotal isto significava a queda total da Lei Mosaica e o princípio da anarquia político-religiosa. Os sacerdotes não perceberam que Cristo falava da parte de Deus, pois seus olhos estavam vendados e suas almas contaminadas pelo vício do poder, pela corrupção deste mundo, pelo egoísmo e pelos prazeres da carne. Mas, na verdade, Deus estava mostrando o contrário, que os ensinamentos DEle repassados por Cristo nada mais era que a consolidação da Lei na alma humana, por meio da prática do amor, pois amando, não se peca; não se pecando não há motivo para haver lei, pois ela já estará por completo sendo cumprida.

Este fato nos ensina que quem verdadeiramente ama, pratica e ensina a Verdade de Deus e proporciona agregação de conhecimento sobre as coisas boas e divinas. Ao se praticar o verdadeiro amor, está se ensinando e propagando os ensinamentos de Deus passados obedientemente por Jesus Cristo à humanidade. Jesus nos ensinou a amar a Deus acima de todas as coisas, a não julgar os outros, a partir o pão, a viver pacificamente em comunidade, a falar a verdade, a amar e orar pelos amigos e inimigos; ensinou-nos a não odiarmos ninguém, mas somente amar, descarregando nossas almas de toda a mágoa causada por aqueles que nos machucam; ele nos ensinou a perdoar as ofensas e dívidas daqueles que se lançam contra nós para nós para nos prejudicar e até mesmo para nos destruir; nos ensinou a repartir o que temos sem esperar retorno daqueles a quem ajudamos e a sermos fiéis com quem nós amamos.

Muitas outras coisas Deus nos ensinou por meio das palavras de Jesus Cristo, mas os ensinamentos dele basicamente se resumem nos pontos chaves ditos e que não foram alterados pelos homens ao copiar de forma ardilosa os escritos sagrados para divulgação ostensiva.

Se buscarmos do fundo dos nossos corações a praticar as ações acima listadas e ensinarmos ao nosso próximo a praticá-las estaremos sendo verdadeiramente adoradores do Deus Altíssimo e alcançando a graça da salvação. Quando se pratica o amor estamos renunciando ao pecado e nos arrependendo de tudo de mal que praticamos no passado. A partir daí, da nossa vontade em não mais errar, Deus nos perdoará de todas as nossas faltas e nos entregará o passaporte para a vida eterna. Esta prática é dinâmica e constante, tem que ocorrer todos os dias da nossa vida.

Atualmente temos quase 8 bilhões de próximos em todo o Planeta. Seria impossível falar com todos eles. Contudo, se fizermos a nossa parte com todos aqueles que nos relacionamos no dia-a-dia, certamente alcançaremos rápido a todos os nossos próximos espalhados por todo o mundo. Aí estaremos cumprindo a ordem de Deus, repassada por Cristo, citada no versículo que abre este texto.


Que a Paz esteja com todos desde agora e para todo o sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário